quinta-feira, 11 de junho de 2015

O EVANGELHO E O MELHOR QUE HÁ EM NÓS.
"E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos,
se não desanimarmos." (Gálatas 6:9) A presença do Evangelho em nossas vidas é algo extremamente maravilhoso — e sempre faço questão de frisar que quando me refiro a Evangelho estou falando da PALAVRA DA GRAÇA (Atos 20:24), pois fora dela não há Evangelho genuíno (Gálatas 1:6-7) —. E uma de suas funções em nosso dia a dia é o poder de extrair todo o BEM que há nos filhos do Eterno.
Por melhor que possa ser a índole das pessoas, é incontestável o fato de que a tendência de todo ser humano é a prática do mal. O apóstolo Paulo não deixa margens para dúvidas sobre isto ao afirmar:
"Acho então esta lei em mim, que, mesmo querendo eu fazer o bem, O MAL ESTÁ COMIGO." (Romanos 7:21) E antes que alguém pense que ao falar do mal o apóstolo está falando do diabo (aquele ser espiritual maléfico, que antes da cruz detinha o império da morte e que tentou Jesus no deserto) ou de demônios, preciso alertar que em todo o contexto do versículo que acabamos de ler o assunto é a carne. Ou seja, o mal, na verdade, é a natureza humana: "Porque eu sei que em mim, isto é, NA MINHA CARNE, NÃO HABITA BEM ALGUM; com efeito o querer o bem está em mim, mas o efetuá-lo não está." (Romanos 7:18) Deste modo, viver sendo conduzido pelas obras da carne (Gálatas 5:19- 21) é algo — infelizmente — natural. Em função desta disposição que temos de dar mais ouvidos às inclinações da carne, concluímos que viver a direção do Espírito é
como “remar contra a maré”. Por isso que precisamos de uma força a mais para que o nosso melhor sobressaia, e é aí que entra o poder do Evangelho na vida dos filhos de Deus, a fim de que sejam guiados pelo Espírito (já que esta é uma das principais características dos que têm o Eterno como Pai): "Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus." (Romanos 8:14) O melhor que está em nós vem do Espírito. Logo, uma vez que os ensinos que encontramos no Evangelho sempre nos levam às práticas espirituais, fica fácil concluir que este é o motivo de o melhor ser extraído de nós por meio da direção da Palavra. Vejamos alguns exemplos desta condução maravilhosa:
1) A PALAVRA NOS ENSINA A AMAR O PRÓXIMO. (Gálatas 5:14)
"Pois toda a lei se cumpre numa só palavra, a saber: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo."
2) A PALAVRA NOS ENSINA A SERMOS BONS E A PERDOAR. (Efésios 4:32)
"Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo."
3) O EVANGELHO ESTIMULA A PRÁTICA DO BEM. (Gálatas 5:16)
"Vós, porém, irmãos, não vos canseis de fazer o bem."(2ª Tessalonicenses 3:13) Enfim, se você realmente tem a intenção de dizer NÃO para a carne
e plantar o bem em seu viver, siga as diretrizes do Evangelho da Graça e viverás pelo Espírito.
Deus já nos abençoou ( Efésios 1:3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário